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Lula aparecerá mais na TV para tentar frear queda de
Dilma
VALDO CRUZ, RANIER BRAGON, NATUZA
NERY
DE BRASÍLIA
Em meio a um de seus piores
momentos, a campanha de Dilma Rousseff (PT) voltará a recorrer à popularidade
do presidente Lula para tentar estancar a queda nas pesquisas de intenção de
voto.
Segundo a Folha apurou, os
petistas decidiram aumentar a presença de Lula na TV e em eventos de rua para
"mexer com o povão" e ajudar a mobilizar a militância.
A coordenação da campanha também
definiu Minas Gerais e São Paulo como Estados prioritários, para evitar que a
petista perca votos nos dois maiores colégios eleitorais do país, onde o PSDB
venceu os pleitos regionais.
Lula apareceu menos ao lado de
Dilma no segundo turno. Suas aparições na TV também têm sido menores.
Essa redução foi definida por uma
avaliação de que, no segundo turno, o foco deveria ser na candidata, e Lula não
deveria ofuscá-la.
Mas as últimas pesquisas, que
indicam uma queda na diferença entre a petista e José Serra, definiram a volta
de Lula ao centro do palco.
No Datafolha, a diferença passou
de 12 para 7 pontos percentuais, entre o final do primeiro turno e a primeira
pesquisa do segundo turno. Em outras pesquisas, a diferença caiu para 6 e 4
pontos.
A participação de Lula,
entretanto, será modulada pela preocupação de ele não ofuscar a imagem da
candidata.
Outra mudança adotada foi quebrar
o "monopólio" do Vox Populi como instituto oficial da campanha e
contratar o Ibope para realizar pesquisas só no Sudeste.
A ideia é evitar que alterações
relevantes em São Paulo ,
Minas e no Rio de Janeiro passem despercebidas, como ocorreu no primeiro turno,
além de definir estratégias focadas nesses Estados.
Além da queda nas pesquisas,
contribui para o clima tenso na equipe a desarticulação em alguns Estados ,
sobretudo Minas Gerais. Por isso, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, e o
ministro licenciado Alexandre Padilha (Relações Institucionais) passaram por
Minas.
As pesquisas internas apontam
redução da dianteira que Dilma conquistou sobre Serra no primeiro turno.
Hoje, além de comício de Dilma e
Lula na zona leste da capital, há uma reunião de lideranças políticas para articular
a ação no interior.
Amanhã, Lula e Dilma fazem ato
público em Minas, e se encontram com prefeitos na semana que vem.
Apesar do mau momento, assessores
de Dilma avaliam que a maré ruim pode acabar. A avaliação da candidata em
pesquisas qualitativas, que vinha caindo, melhorou após o debate da Band.
No entanto, alguns aliados e
petistas questionam a eficácia da propaganda de TV, e consideram a do PSDB
"mais competitiva'' nesta fase.
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